quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Umbanda e Capoeira

Salve Irmãos em Oxalá...

Nosso Irmão Jorge Cristiano, CCT do TEOM, atendeu aos meus pedidos e me escreveu um belo texto unindo aquilo que ele faz de melhor, ser Umbandista e Contra-Mestre de Capoeira (e dos bons, diga-se de passagem..rs)...
Vamos acompanhar, porque realmente, além de muito bonito, é profundo dentro do conceito Filosófico-Religioso da união Umbanda / Capoeira.

Com a certeza de muitas bençãos de Oxalá para todos, até breve..

Segue o texto..


Umbanda e Capoeira: unidas pela espiritualidade

Sei que você que acabou de ler o título, se perguntou: o que tem a ver uma coisa com outra? Ou então: “o que esse branquelo pode falar sobre isso?” Pois é, mas vou explicar, afinal sou umbandista e capoeirista. Só que, o que importa se sou branco? No Brasil? Quem pode dizer quem é branco, negro, índio, se essa é a mistura de raças que nos tornou o que somos hoje? Pois sim.. Sem mais delongas, vamos às explicações.
Quem é umbandista de fato e direito, sabe o porquê dos negros virem para o nosso país. Não que os livros de história estejam errados, mas há algo mais profundo que eles não contam, por desconhecerem os reais motivos para tal empreitada.
Pois bem, como os negros já aportados (?) no Brasil, em meio à escravidão, maus tratos, enfim, “surgiu” a capoeira. Digo “ surgiu”, pois não se sabe com precisão sua verdadeira origem, mas que foi um ponto crucial para que os negros criassem resistência, fugissem e formassem os quilombos.
Ouviu - se falar em capoeira nas invasões holandesas, e a própria guarda imperial era formada por capoeiristas, inclusive o monarca, D. Pedro I, a praticava.
“A palavra capoeira vem de origem tupi Caápu - êra, e quer dizer “mato ralo” ou “mato cortado”. Aonde justamente os negros se escondiam e emboscavam seus perseguidores.
Aonde eles se encontravam nisso tudo? Pois bem, com a vinda dos negros, trouxeram consigo o culto aos Orixás, mas com suas diversificações, afinal, era de lugares distintos e os cultuavam de forma diferente, mas não entremos nesse mérito, afinal, não é o nosso objetivo.
Com o advento da Umbanda, por meio do Caboclo Sete Encruzilhadas, foi designado que a Umbanda estaria de braços abertos que quisessem dela fazer parte em prol da caridade. E quem veio fazer parte dela? Os espíritos dos antigos escravos, denominados pretos velhos, que vêm na linha de Yorimá. Sim, os mesmos escravos que eram capoeiristas, que conheceram a verdadeira raiz desse jogo.
Entendeu agora porque se completam? Bom, segundo um Preto – Velho muito meu amigo: “a capoeira além de luta e arte, é a manifestação da própria espiritualidade. Você entra na roda e consegue sentir a magia, interagir com o astral de nossa ancestralidade, se ligar no todo poderoso e estar na presença dos espíritos. É dançar com a própria manifestação real do mundo espiritual”. Há uma definição de um mestre de capoeira que diz: “O verdadeiro capoeirista não é aquele que joga com o corpo, e sim, que deixa o corpo ser movimentado pela alma”.
Partindo dessa linha de raciocínio, digo que a capoeira deve ser jogada com amor de pai Oxalá, com a força de Ogum, com a certeza da flecha de Oxossi, com a justiça de Xangô, com a alegria e brincadeira de Yori, leve e solto como as ondas do mar de Yemanjá, doce como as águas de Oxum, com a garra de Yansã, e com a sabedoria de Nanã.
É assim que as duas se completam; na arte, na filosofia, na cultura, na musicalidade, e claro, nos mistérios. Como disse um velho mestre: “Capoeira, mandinga de escravo com ânsia de liberdade. Teu princípio não tem método, seu fim é inconcebível ao mais sábio dos mestres”.

Assim como é a Umbanda, tem começo, meio, mas não tem fim. E eu, como Umbandista e Capoeirista, sei muito bem disso.
Axé á todos

Iê, salve a capoeira!!!
Salve todos os Pretos – Velhos!!!
Salve a Umbanda!!!

CCT Jorge Cristiano / Contra-Mestre Jiraya



9 comentários:

Gratidão pela explicação.

Quer dizer então q todo capoeirista tem q fazer parte da umbanda? Me esclareça por favor.

Um evangélico pode fazer a luta sem ter q entrar pra umbanda, e se sim, qdo canta na roda ta indo contra suas crenças e aderindo ao espiritismo da umbanda?

Um evangélico por fazer a arte sem passar pra umbanda? Se sim, MSM qdo cantar na roda estará fazendo parte por estar cantando para os orixás

Aos irmãos de outras crenças, não se preocupem. Penso que a capoeira é, antes de tudo, brasileira, como resultante de uma mistura de crenças e de culturas. Creio que se pode ser de qualquer religião, ou até ateu, e ser capoeirista.

Obrigada pela explicação, Saraiva.

Acho que um evangélico n pode participar ...porque ficou claro que n é o gingado do corpo e sim a espiritualidade de faz vc ser um capoerista ..no momento encorpora uma entidade dos seus ancestrais ...foi isso que entendi

Puxa vida, a melhor explicação que encontrei sobre o assunto, sempre me perguntei porque os pó toa de umbanda eram tão parecidos, alguns até iguais aos de capoeira,entendi que com a fundamentação da umbanda e a atuação dos pretos velhos, os chamados pontos de raiz trazidos por eles só poderiam mesmo ter sua essência na arte que praticaram enquanto estavam encarnados como escravos!! Muito bom! Farei um vídeo sobre este assunto no meu canal Morenaxé, gratidão.

Salve Capoeira e Salve umbanda.
Antes de tudo gostaria de salientar que:
1- Velho mestre não. Mestre Pastinha.
2- Preto velho não joga capoeira.
Obrigado pela oportunidade e comunico que iniciei pesquisa nesse encontro capoeira Umbanda.
Axé.

Postar um comentário