terça-feira, 19 de novembro de 2013

O QUE É SER UMBANDISTA?


Mais uma vez o nosso irmão André Luiz nos enviou mais um belo texto sobre "ser umbandista", e neste texto ele descreve bem o que somos, como agimos dentro da religião, e o nosso respeito por todas as religiões, sem nenhuma discriminação. Obrigado irmão André, por mais essa mensagem. E vamos acompanhar juntos, um fraternal saravá....


"O QUE É SER UMBANDISTA?

    A Umbanda, corrente astral de caridade e iluminação dos seres terrestres, busca em verdade a transformação íntima do homem, desperta e dispara sua mudança interior, a fim de que vivamos em fraternidade e harmonia plenas. Trata-se de vestir o branco com o coração e carregar dentro de si a certeza de que a abertura dos caminhos se faz pela lapidação de nossos valores, conceitos e concepções. Fuja de falsas promessas materiais, amorosas ou de qualquer outra natureza fútil. Isso não se define por Umbanda. Enriquecer facilmente, buscar curas milagrosas, tramar armadilhas para nossos desafetos e viver situações de desatino amoroso, são caminhos que obscurecem ainda mais nossa estrada e são sementes que germinarão culminando em nossa infelicidade.
     Não dê continuidade a pensamentos inferiores, valorize-se  enquanto cidadão e trabalhe em favor de si mesmo e da comunidade que o circunda, isso é ser Umbandista. Esqueça as roupas exuberantes, colares caros e apetrechos exóticos. Saia da superficialidade! Ame-se de verdade, tente amar o outro e aceitar suas imperfeições. Lembre-se que Cristo nos amou incondicionalmente e nunca exigiu nada em troca, nem mesmo vestimentas mais dignas. Caso tenha construído as condições para sua vitória, saiba ter paciência, esperar seu tempo de colheita e siga em frente. O retorno certamente chegará. Os recursos para nossa felicidade estão dentro de nós.
   Nunca culpe a religião por nossos fracassos, eles são resultados de nossas escolhas cegas e mesquinhas. Saiba perdoar, mudar, desculpar-se. O orgulho de hoje, é nossa queda do amanhã. Não dê ouvidos a fofocas, comentários rudes, não se deixe endurecer.  Confie nos nossos amigos espirituais, eles são psicólogos do Astral. Entretanto, lembre-se bem que não são fornecedores de oportunidades terrenas, apenas agem como grandes lanternas que iluminam percepções ainda não vistas.
   Nós, enquanto indivíduos imperfeitos, vivenciamos fases boas e ruins, e ainda assim temporárias. O que nos difere, sem dúvida alguma, é a capacidade de lidar com esses problemas e absorver o máximo de aprendizado possível dessa empreitada.Sem isso,não teria sentido viver e fazer com nossas próprias mãos nosso triunfo ou queda. É confiar, sem cegar-se,na suprema capacidade do altíssimo de nos emprestar tarefas cotidianas áridas para exercitar e melhorar nossa maneira de ser e agir. É continuar firme, seguro de si, por mais que sejamos alvo de críticas, calúnias, injustiças e julgamentos inoportunos. A rocha de hoje, foi a poeira e o mineral frágil de ontem..A lei do retorno é implacável.
 Por isso, seja Umbandista de fato e de direito. Incorpore sentido a sua jornada espiritual, não fique na obscuridade de valores. Tenha compromisso, honre o branco que veste, a entidade que o assiste e planeje seus momentos de glória agora. Construa hoje, mesmo que possa errar, o seu sorriso futuro. Saravá a nossa Umbanda querida! Salve  Oxalá, Saravá o Caboclo Mirim!"

CCT ANDRÉ LUIZ CLEMENTE
Membro da Alta Cúpula do TEOM

0 comentários:

Postar um comentário