sexta-feira, 15 de novembro de 2013

105 Anos da Umbanda - Muita Luz e Axé a todos Nós


Há 105 anos atrás foi colocada a Pedra iniciática espiritual com a finalidade da unificação da Fé, do Respeito, da Caridade, da Esperança e do Amor. Nasce a Umbanda no plano terrestre através do médium  Zélio Fernandino de Moraes (1891-1975) dando comunicação ao Caboclo das 7 Encruzilhadas que discorreu claramente como seria a entrada dessa nova Religião que a princípio foi expurgada por milhares de dirigentes Espíritas.

Uma das religiões mais praticadas no Brasil, dizem que a Umbanda brasileira começou a ser formada por volta de 1530, com a mistura de concepções religiosas trazidas pelos negros da África, na época da escravidão, o que não condiz com a verdade, pois a Umbanda é uma Religião 100% Brasileira, nascida através da Pura Raça Vermelha, das Tribos Tupinambás e Tupi-Guaranis. O primeiro terreiro foi fundado em 1908 através de Zélio Fernandino de Moraes. Na época com 17 anos, fazia parte de uma família tradicional de Niterói, RJ, incorporava o chamado Caboclo das Sete Encruzilhadas, e foi o responsável pela formação de sete tendas que acabaram difundindo a Umbanda. Todas as tendas funcionavam sob o lema: "manifestação do espírito para a caridade" e usavam rituais simples com cânticos baixos e harmoniosos.
Mas foi em 1920, com a primeira manifestação do Caboclo Mirim, no jovem Benjamim Figueiredo (1902-1986), e com a fundação da Tenda Espírita Mirim, que a Umbanda começou a ganhar a codificação de 7 Graus evolutivos conforme atuamos nos dias atuais, que em seu auge chegou a ter mais de 30 filiais, muitas hoje em funcionamento não como filiais, mas respeitando a Doutrina de Mirim.
Outro grande mestre foi W.W. Da Matta e Silva (1917-1988), que trouxe lições mais profundas e ensinamentos Herméticos da Umbanda em 1956 com seu livro "Umbanda de Todos Nós". Teve seu Templo de Umbanda Oriental erguido em Itacurussá / RJ, todo fundamentado dentro da Raiz de Guiné. O grande Matta e Silva lançou outros vários livros dentro da Raiz Iniciática, tendo leitores em todo Brasil.
Apesar de todo o preconceito que ainda existe, nossa religião ganha cada vez mais adeptos e simpatizantes, tanto no Brasil quanto no exterior, onde por exemplo, já temos um templo de Umbanda em Londres, capital da Inglaterra.
Deixo aqui meus Parabéns a você, irmão de fé, sendo umbandista praticante ou não, mas que acredita na força dos Orixás.

E com as fotos destes Grandes Mestres, deixo votos de profunda Paz nos seus pensamentos, irradiante Alegria nos seus pensamentos e Harmonia nas suas ações, com Prosperidade, Força e as Bençãos de Oxalá.



CCT Anderson Zampier
Membro da Alta Cúpula do TEOM e Moderador do Blog.


0 comentários:

Postar um comentário