terça-feira, 7 de maio de 2013

Mês de Maio, Salve os Pretos-Velhos

Salve, irmãos de fé!

Quem espera sempre alcança, já dizia o ditado...
De tanto pedir que me enviassem textos sobre a Umbanda, olha só o que chega as minhas mãos e que repasso a vocês, uma poesia feita pelo meu irmão CCT André Luiz (olha o nome do rapaz...), membro da Alta Cúpula do TEOM. Pois, desde que iniciamos o mês de Maio, já entramos em comemoração para louvar essas entidades maravilhosas, que sempre nos encantam com sua sabedoria e seu amor incondicional aos seus "netos". Leiam agora, e deixo meu fraternal Saravá a todos que nos acompanham, e a você, meu irmão André, meu agradecimento pela linda mensagem e que Pai Oxalá continue a fazer sua estrela brilhar cada vez mais....


Epígrafe de amor

Em mim, lamentos interiores.
Onde se somam cada vez mais dores
O peito que se abre em chagas
Diante das aflições diárias

Eis que me acordam as almas.
Almas santas, benditas, milagrosas.
Que me dão a mão para toda ferida.
Cuidam de mim, me dão guarida.

Ecos dos antepassados, velhos de chapéu.
Almas sublimes do cativeiro descem do céu.
Vovós de rosário e terço vêm ao meu encontro.
Rezando,benzendo, carregando-me em seu tronco.
Desfazendo os nós que cabem a todos nós.

Odor de cachimbo no ambiente
Almas trabalhando, vencendo a serpente.
Quebraram as correntes que me faziam esmorecer.
Rosas enfeitadas no cabelo, panos sobre os joelhos.
Sorrisos celestiais me abraçam sem pedir nada mais.

Enfim volto a caminhar sobre um jardim florido
Onde já não existe o inimigo
Onde o egoísmo e as imperfeições secaram
Diante do colo do pai negro me reanimaram

Hoje sou vigiado pelo olhar da preta-velha.
Velha sem pátria, deixou a Guiné, mas nunca a sua fé.
Sentada na senzala, aquece meu coração da melhor maneira
Sob o fogo da lareira, recompõe minhas energias.
Embala-me em sono pueril, em cadeira feita de palha.
Traz a mim em panos cor de anil.

O sol brilha, sou grato aos senhores.
Que diante das minhas dores
Curvaram-se em oração e me ofereceram sua compaixão.
Purificaram a minha caminhada, me deram acalanto.
Desfizeram todo o quebranto que existia em mim.
Eu saúdo as almas
Peço a Xangô que em cada tropeço
Dê-me o calor que faz viver: nossos amados e amadas pretas-velhas
Salve o dia 13 de Maio, salve a Umbanda na lei divina.

Em 4/05/2013
CCT André Luiz Clemente
(Membro da Alta Cúpula do TEOM)

10 comentários:

Obrigado pela divulgação,meu irmão. Um abraço e que eles nos acompanhem sempre. André.

São muitas das vezes os conselhos que esses sábios pretos e pretas velhas nos dão, são muitas as vezes em que choramos em seus colos e sem nenhuma palavra, mais sim num singelo gesto de carinho nos conforta com toda a sua humildade.
Salve os Pretos e Pretas velho(a)s de UMBANDA !

Lição de humildade: os pretos velhos, num passado não tão distante assim, eram maltratados e sofriam com o peso da chibata do homem branco. Ainda assim, por meio da espiritualidade, sob a luz da Umbanda, oferecem com carinho, amor e paciência seus conselhos aos mesmos indivíduos que os humilhavam. São realmente grandes mestres!

Salve o mês de maio, mês de nossos queridos pretos velhos, de nossa mamãe Oxum e da padroeira dos ciganos, Santa Sara.

Luiz André CCT TEOM

Espíritos mãos que iluminados, com a sabedoria se fazendo com amor, seus cuidados e proteção nos faz caminhar cada dia e a cada passo numa certeza única e perfeita, a humildade vencerá todos os obstáculos, pois diante da memória de tanto sofrimento o que nós passa é a lembrança do amor em família, da perseverança e da forma mais pura de acreditar e confiar nós designos de Deus!
Mais pura que uma centelha divina, tão forte quanto a rocha de Xangô, tão poderosa quanto o grande mar de Iemanjá, mas tão carinhosa quanto as nossas criancinhas, essas são as nossas pretas velhas e pretos velhos!
Maike.

Salve as almas! Salve o mês de Maio, na lei de Umbanda. Salve a Umbanda de meu pai Cipriano! Poema muito bonito. Abraços, Pedro ( TEOM)

Brilhante,André.Parabéns pela criatividade. Continue sempre assim firme e forte na nossa Umbanda. Salve a vovó Cambinda,essa sua companheira maravilhosa. Beijos,tia Edna.

André não sabia que tinha também esse dom,amei!Parabens meu irmão,amei a poesia! Um grande abraço,Queli(CT TEOM).

Parabens Andre muito bonito ...
vc e suas sabias palavras ...rs
salve nossos velhinhos

Maravilhoso! André Luiz, realmente você faz jus ao nome que carrega. Além de ser um excepcional e diferenciado médium, é uma pessoa de luz estrondosa, que possui um coração enorme e iluminado. Continue assim!

Lindo! Percebe-se que foi feito com muito amor. Parabéns ao autor e que ele possa sempre nos presentear com estas lindas poesias. Janaina

Postar um comentário