História




Organização Ogum Megê inicio-se num espaço de 4m x 4m em 1985, sob o comando do Sr. Jorge Correa. Seus pais já umbandista iniciaram o Sr. Jorge Correa na Umbanda desde seu nascimento, onde aos 17 anos através de seus guias, recebeu a missão de criar o Templo Espírita Ogum Megê, que ao lado de sua mãe a Sra. Marlene Correa contribuiu com a nossa umbanda através de diversos trabalhos orientados por seu mentor espiritual Caboclo Sete Luas.

   Hoje a casa com inúmeros trabalhos de caridade e situada em Vaz Lobo como sede, tem suas sessões todas as terças-feiras as 19:30, e conta também com os mesmos trabalhos através das 8 filias existente em vários lugares na Cidade do Rio de Janeiro e em Belém/PA

  Com os registros da Revista Umbanda, em 2005 Sr. Mirim Pauline Figueiredo ao Visitar o TEOM, comandou uma sessão que reuniu aproximadamente 900 médium, na ocasião convidou o Sr. Jorge Correa à ir a Tenda Espírita Mirim para consagra-lo TUXAUA DE UMBANDA. "Há mais de 10 anos a Tenda Espírita Mirim não visitava outras casas que não a nossa. Esta atitude é para demostrar que estamos nos concientizando da importancia das tendas se unirem em prol da umbanda. O Sr.Comandante Jorge Correa é nosso filho, é fruto da Tenda Mirim. Que Pai Oxalá abençoe nossa união" Disse o Caboclo Curumatai manifestando-se no Sr. Mirim. 
   A Umbanda foi criada em 1908 pelo Médium Zélio Fernandino de Moraes, (da qual um de seus pupilos foi o fundador da Tenda Espírita Mirim, Sr. Benjamim Figueiredo, médium do Caboclo Mirim e pai do Sr. Mirim Pauline Figueiredo), sob a influência do Caboclo das Sete Encruzilhadas, porém, antes disso, já haviam indícios da presença de guias espirituais na história brasileira — por exemplo: na época das senzalas, os negros escravos costumavam incorporar o que hoje chamamos de Pretos-Velhos, que para eles, eram antigos escravos que, ao darem-se incorporados, compartilhavam conselhos e consolo aos atuais escravos —, assim como religiões ou simples manifestações religiosas espontâneas cujos rituais envolviam incorporações e o louvor aos orixás. Entretanto, foi através de Zélio que organizou-se uma religião com rituais e contornos bem definidos à qual deu-se o nome de umbanda   Após estabelecer as normas em que se processaria o culto, deu-lhe também o nome, anotado por um dos presentes como Allabanda, substituido por Aumbanda, que em sânscrito pode ser interpretada como "Deus ao nosso lado" ou "o lado de Deus". O nome pelo qual se popularizaria, entretando, seria o de Umbanda.





1 comentários:

EU ESCUTAVA SEU PROGRAMA MAS NÃO SEI QUAL A RÁDIO QUE VOCÊS ESTÃO.POR FAVOR ME DIGAM.

Postar um comentário